Voltar

Qual a vida útil de um motor de gerador de energia?

Categoria: Blog, Energia Elétrica, Manutenção e Utilização
gerador de energia

© Depositphotos.com / stefan77 Geradores que não passam por manutenções adequadas, correm grande risco de serem danificados, com perda de componentes de alto custo.

Os geradores de energia são equipamentos com fontes autônomas de eletricidade, responsáveis por produzir e distribuir energia elétrica em caso de apagões ou falhas no sistema de distribuição.

Contar com um gerador de energia garante o bom andamento de atividades em que a demanda por energia elétrica não pode ser passível de falhas, sendo muito indicado para hospitais, supermercados, shoppings e eventos de grande porte. O gerador é um suporte que evita perdas na produção, mantém a qualidade do atendimento ao cliente e garante a conservação de produtos e materiais que necessitam de refrigeração permanente.

Para que o gerador de energia esteja sempre funcionando corretamente, é fundamental realizar a correta manutenção do equipamento. Vale destacar que a vida útil do equipamento está diretamente relacionada à qualidade e periodicidade da manutenção, sendo que a realização de manutenção preventiva assegura maior durabilidade do equipamento.

Tipos de manutenção para gerador de energia

Manutenção periódica: realizada periodicamente, analisando o funcionamento do equipamento e conservação de peças, fazendo reparos quando necessário;

Manutenção preventiva: identifica possíveis problemas futuros, bem como indícios de desgastes e deterioração que poderão limitar o bom funcionamento da máquina e diminuir sua vida útil. Este tipo de manutenção melhora a performance da máquina, além de evitar prejuízos e transtornos;

Manutenção corretiva: corrige problemas já manifestados, realizando a troca de peças defeituosas e corrigindo falhas e limitações ao perfeito uso do equipamento.