Voltar

Avanços tecnológicos e a energia temporária

Categoria: Energia Elétrica, Gerador de Energia, Sustentabilidade

O fornecimento de energia por meio de geradores a diesel começou a se fortalecer na década de 1970 e foi favorecido pelos investimentos que o país fazia, na época, em infraestrutura.

Desde então, os geradores são grandes aliados na disponibilização de energia, principalmente em regiões não interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), ou seja, onde as linhas de transmissão ainda não chegaram.

Como foram concebidos em umaépoca onde a preocupação com o meio ambiente e os pilares da sustentabilidade não estavam em pauta, esses geradores são equipamentos, originalmente, robustos e chamam atenção pelo grande consumo de combustível e emissão de poluentes.

No entanto, com o passar do tempo a indústria da geração de energia temporária passou a desenvolver equipamentos mais sintonizados com as novas demandas do mercado.Atualmente, o que vemos são geradores com menor consumo de energia e, por conseqüência, que emitem menos poluentes.

Em paralelo, e também fruto de um esforço de desenvolvedores da indústria nacional, os geradores também estão ficando mais leves e compactos o que favorece o uso em espaços reduzidos, como em plataformas de petróleo.

Outro importante avanço do setor é o desenvolvimento de equipamentos que substituem o diesel por combustíveis com menor impacto ambiental.

Com todas essas implementações a tendência é que a indústria de energia temporária forneça geradores mais eficientes, funcionais e em sintonia com a preservação do meio ambiente.