Voltar

A importância da geração de backup para o seu negócio

Categoria: Dicas, Energia Elétrica, Gerador de Energia, Manutenção e Utilização

Banco de carga

Empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação fazem cada vez mais uso do gerador de backup. Esse equipamento permite que o funcionamento de uma indústria, empreendimento ou comércio seja mantido em caso de falta da energia fornecida pela distribuidora.

O uso adequado do equipamento é fundamental para evitar prejuízos com parada na produção e perda de matéria-prima, sendo o gerador de backup um aliado indispensável para quem busca um modelo de operação seguro e otimizado, onde os riscos de ficar sem energia sejam os menores possíveis.

No entanto, ter um aparelho deste tipo em funcionamento vai além da simples instalação. Assim, alguns passos devem ser seguidos para que o investimento seja feito de forma correta, considerando sempre os pilares: planejamento, instalação e manutenção dos equipamentos.

O primeiro passo é buscar um bom fornecedor, que tenha credibilidade no mercado e que atenda clientes do mesmo segmento ou perfil da sua empresa. Vale também falar com outros clientes da fornecedora para avaliar o atendimento e suporte oferecidos.

A partir daí será necessário realizar o cálculo da carga, tempo de resposta para o equipamento entrar em funcionamento em caso de falta de energia, definir o local de instalação do grupo gerador – que deve estar próximo dos equipamentos que irá alimentar.

Em paralelo, a empresa que está contratando o serviço de geração de backup deve providenciar as licenças exigidas pelo mercado. Exemplo: Corpo de Bombeiros, licenciamento ambiental, liberação da concessionária de energia e ainda a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. O conjunto de licenças vai variar em cada região e de acordo com a legislação local.

Depois que a instalação for concluída é necessário realizar o monitoramento e manutenção do gerador de backup. Isso inclui as avaliações preventivas para garantir as perfeitas condições de funcionamento do equipamento.

Mais importante que ter um gerador de backup é confiar que ele entrará em funcionamento no momento que for acionado.