Voltar

Como é feita a manutenção de grupos geradores?

Categoria: Blog, Gerador de Energia, Manutenção e Utilização

© Depositphotos.com / radub85 A manutenção dos grupos geradores assegura maior vida útil, aumento da performance e diminuição de gastos com possíveis falhas.

Solução para o fornecimento de energia elétrica em caso de apagão ou falhas no sistema de distribuição, o grupo gerador de energia tem a capacidade de manter casas, apartamentos, comércios, indústrias, eventos, hospitais, escolas e outros locais iluminados e com energia suficiente para continuar suas atividades normalmente.

Para garantir que o grupo gerador esteja com plena capacidade de funcionamento sempre que solicitado, é fundamental que o equipamento passe por um processo de manutenção cuidadoso e adequado.

A manutenção de geradores de energia deve ser realizada por profissionais especializados e com conhecimento técnico para verificar se o dispositivo precisa de reparos ou de reposição de peças. Em geral, a manutenção preventiva realiza procedimentos que identificam se o grupo gerador está em “Conformidade (C)” ou “Não conformidade (NC)” em relação ao considerado ideal.

Vale destacar que a periodicidade da manutenção é fundamental. Este tipo de serviço deve ser realizado com certa frequência para garantir máxima segurança, maior vida útil e pleno funcionamento do equipamento. O processo de verificação deve, também, observar o estado de conservação dos dispositivos internos e externos, do motor e tanque de combustível e, também, da velocidade de resposta para o fornecimento de energia.